terça-feira, 16 de setembro de 2014

O serviço público, pelo menos dos lugares onde eu trabalhei, funciona à base de processos. Se você está se perguntando "uéééé, processos", sim processos administrativos. Igualzinho a qualquer outro processo, tem documentos obrigatórios, caminhos por onde tem que passar, assinaturas, decisões, passagem por um sistema eletrônico e por aí vai. Pra mover uma cadeira de uma sala pra outra precisa de um bendito processo.

Minha vida profissional gira em volta de documentos e processos. Todo mundo que trabalha aqui há mais de meia hora sabe como fazer pra que os processos "andem", tanto fisicamente como eletronicamente. Massss, como estamos cercados por gente inteligente e competente, as duas coisas nunca funcionam juntas. Normalmente o processo está aqui na minha mão e não está no meu sistema ou está no meu sistema, mas está em qualquer outro lugar do universo.

Hoje, o processo estava comigo na vida e não estava no computador. Liguei pra pessoa que esqueceu de mandar pra mim.

- oi, aqui é fulana, da unidade tal, eu preciso que você mande o processo nº xxx pra mim pelo sistema.

- mas onde ele está?

- na minha frente.

- e no sistema?

- bom, se eu liguei pra você mandar pra mim, é de se concluir que esteja com você, não?

- mas está comigo?

Não, tá com o papa. Vou apenas pensando até ter coragem de falar.

- e o que você quer que eu faça com ele?

- que mande pra mim, na unidade tal.

Leva menos de 20 segundos pra realizar esse procedimento, mas eu sempre conto com a lerdeza alheia e fui resolver outro problema que não era meu enquanto isso. Devo ter levado 15 minutos. Voltei e nada de o processo estar comigo. Apertei F5 um milhão de vezes e nada. Desisti e fui fazer outra coisa, quando meu telefone tocou.

- oi, foi você que me pediu um processo?

- eu pedi um (repeti o número pra garantir, né?).

- e pra onde é pra mandar?

MINHA NOSSA SENHORA, ACUDA.

Já faz meia hora que aconteceu o último contato e eu não tenho esperança de ver esse processo no meu sistema hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário